A forma de comunicação tem sido alterada com o uso dos novos equipamentos midiáticos,
e isso tem modificado não somente o olhar sobre o mundo, mas o próprio homem. Assim
se faz necessário uma reflexão sobre os meios de comunicação em nossas vidas, no aspecto tanto político como cultural e econômico, podendo optar por mídias apropriadas aos nossos interesses
pessoais e coletivos. Os sinais da crescente necessidade de expressão pública e
apropriação do espaço midiático como o uso de espaços de compartilhamento entre
eles o Youtube. Há também uma explosão do uso das mídias para a comunicação
interpessoal, principalmente entre os mais jovens.
O tempo gasto na WEB ou na TV segundo pesquisas é maior que
o tempo gasto com leitura impressa, mas para alguns outros pesquisadores o
produto da mídia implica tanto numa leitura de textos escritos quanto dos
textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia entre outros recursos, por
isso é preciso ampliar o conceito de alfabetização, sendo incluídos nela outros
suportes de transmissão de mensagens, que são tão importantes para o jovem
quanto às formas de alfabetização tradicional. Não há mídia que não possa ser
usada na escola, aliás, é necessário que seja usada e que a escola auxilie os
alunos na reflexão sobre porque e como utilizar. O mapeamento feito na pesquisa
revela muitas faces do uso da tecnologia nas escolas, em muitos dos casos o que
ocorre é a dificuldade dos professores se aprofundarem no uso das tecnologias
com seus alunos já que muitas das vezes o aluno conhece mais que o próprio
professor, esta a dificuldade em ser um mediador, para
reflexão do aluno. As dificuldades parecem ser as mesmas onde leciono, muitas vezes o medo de arriscar e
não conseguir concluir um trabalho
utilizando as tecnologias intimida
tentativas mais ousadas.
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