quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mídias e educação no contexto escolar



A forma de comunicação tem sido alterada  com o uso dos novos equipamentos midiáticos, e isso tem modificado não somente o olhar sobre o mundo, mas o próprio homem. Assim se faz necessário uma reflexão sobre os meios de comunicação em nossas vidas,  no aspecto tanto  político como cultural e econômico,   podendo  optar por mídias apropriadas aos nossos interesses pessoais e coletivos. Os sinais da crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático como o uso de espaços de compartilhamento entre eles o Youtube. Há também uma explosão do uso das mídias para a comunicação interpessoal, principalmente entre os mais jovens.
O tempo gasto na WEB ou na TV segundo pesquisas é maior que o tempo gasto com leitura impressa, mas para alguns outros pesquisadores o produto da mídia implica tanto numa leitura de textos escritos quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia entre outros recursos, por isso é preciso ampliar o conceito de alfabetização, sendo incluídos nela outros suportes de transmissão de mensagens, que são tão importantes para o jovem quanto às formas de alfabetização tradicional. Não há mídia que não possa ser usada na escola, aliás, é necessário que seja usada e que a escola auxilie os alunos na reflexão sobre porque e como utilizar. O mapeamento feito na pesquisa revela muitas faces do uso da tecnologia nas escolas, em muitos dos casos o que ocorre é a dificuldade dos professores se aprofundarem no uso das tecnologias com seus alunos já que muitas das vezes o aluno conhece mais que o próprio professor,  esta  a dificuldade em ser um mediador, para reflexão do aluno. As dificuldades parecem ser as mesmas onde  leciono, muitas vezes o medo de arriscar e não conseguir  concluir um trabalho utilizando as tecnologias  intimida tentativas mais ousadas.

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